IDEIAS PARA FOTOGRAFAR? VEJA OS TIPOS DE FOTOGRAFIA QUE EXISTEm e começe a conhecer e a experimentar


Quando comecei a fotografar à pouco mais de uns pares de meia dúzia de anos, não tinha nem noção do que eram tipos de fotografia. 

De camara, ainda analógica, na mão fotografava o que me chamava a atenção, mas tinha que ser comedida porque os famosos rolos fotográficos tinham um limite bastante curto. O meu conhecimento sobre o assunto também era muito muito curto.

A informação era escassa, não circulava como hoje em dia. Não havia computadores nem telemóveis e, imagine-se, não havia Google.

Havia livrarias, tabacarias que vendiam livros e revistas técnicas, mas era bastante caro e geralmente em língua estrangeira, outra grande limitação.

Enfim, a arte fotográfica era acessível apenas aos curiosos mais abastados, escolas técnicas ou se tivéssemos a sorte de ter algum destes curiosos e entendidos na matéria (um mestre) por perto. Muitas e muitas limitações que nos dias de hoje não existem.

Ao fim de algum tempo e de muita curiosidade comecei a conhecer ou melhor distinguir, uns poucos tipos de fotografia, paisagem, retrato, fotojornalismo.

Hoje, quando se entra neste mundo da fotografia os tipos de fotografias mais conhecidos são talvez, retrato, paisagem, moda, viagem e eventualmente alimentação.

Em geral são as disciplinas que estão mais à mão e com as quais nos sentimos mais a vontade.

À medida que nos vamos enfiando nesta arte, técnica, pratica, habilidade ou lá como lhe quiserem chamar, vamos percebendo que existe um mundo infindável de tipos de fotografia para explorar cada um com as suas especificações, peculiaridades e competências, por isso a tendência é para a especialização. No entanto e apesar de concordar com a especialização (fotografar requer técnica, olho, conhecimento e habilidade para manter a essência de cada tipo de fotografia), sou apologista da aprendizagem e conhecimento em geral. Aprender enriquece-nos, alimenta a criatividade, dá-nos ferramentas para inovar, faz-nos sair da nossa zona de conforto, essencial para consolidar técnicas, descobrir novos caminhos e mantermo-nos atualizados.

Assim aqui fica uma lista de tipos de fotografia para que possa aprofundar o seu conhecimento e praticar as suas capacidades técnicas e criativas e quem sabe descobrir uns quantos truques que nos venham a ser úteis no futuro.

A minha ideia é também falar sobre cada um eles e em alguns casos preparar um guia com informações úteis, truques e dicas e algumas inspirações.

Tipos de Fotografia:

Retrato

Desporto

Publicitaria

Produto

Stock

Moda

Artística de Autor ou Conceptual

Viagem

Arquitetura

Interiores

Documental

Paisagem

Fotojornalismo

Natureza

Gastronómica

Macro

Micro

Científica

Aérea

Social ou Eventos

Família

Newborn

Gravidez

Lifestyle

Infantil

Astronómica

Espetáculo

De Rua

Noturna

Aquática ou Submarina

Nu

Nu artístico

Boudoir

Erótica

Policial ou pericial

e mais alguns ...

Fale comigo


Partilhe as suas duvidas, pensamentos, aspirações, conhecimentos, experiências fotográficas.